Serviços
Consultorias técnicas
1. Pré-projeto
Oferecemos nossa expertise para alinhar a visão e os objetivos dos nossos clientes com as potencialidades e limitações dos empreendimentos. Sejam reformas ou novas edificações, sempre buscamos soluções criativas e em consonância com as melhores práticas desenvolvidas ao redor do mundo na atualidade.
Os teatros, nas várias formas em que se apresentam, são edifícios invariavelmente complexos. Além de conciliar as necessidades de um extenso programa de necessidades, devem ser pensados de forma a garantir a manutenção do seu uso constante ao longo do tempo, o que passa por eleger soluções tecnicamente adequadas e economicamente viáveis.
Alguns dos serviços abordados nesta etapa são: elaboração do programa de necessidades; análise de viabilidade econômica; orçamentos preliminares; desenvolvimento do conceito do espaço; entre outros.
2. Fase de projetos
Orientamos os profissionais responsáveis pela elaboração e desenvolvimento dos projetos de arquitetura e complementares quanto à setorização dos ambientes, seu dimensionamento e abordamos os pré-requisitos técnicos de cada componente do programa de necessidades.
Para as áreas mais sensíveis do projeto, o auditório e o palco, desenvolvemos estudos a fim de garantir a segurança e o conforto dos usuários, a acessibilidade, o cumprimento de normas técnicas e o melhor desempenho do espaço. Alguns exemplos são: distribuição da plateia e seus assentos; curvas de visibilidade; definição de acessos e circulações; posicionamento de urdimentos, varandas e passarelas; destinação de áreas às instalações mecânicas do palco; entre outros.
Essa fase ainda compreende a análise da compatibilização de todos os projetos, incluindo os cenotécnicos, de forma a certificar que não existem interferências entre estruturas e instalações de diferentes sistemas.
3. Pós-ocupação
Elaboramos relatórios descrevendo e ilustrando inconformidades e delineamos as possíveis soluções para sanar os problemas encontrados.
Através de visitas técnicas e entrevistas com agentes envolvidos com o trabalho e com o uso do espaço, buscamos identificar as irregularidades presentes nos mais diversos sistemas, componentes e equipamentos do teatro, sejam elas frutos de erros de manutenção, execução, especificação ou projetuais.
Projetos
1. Solução integrada
Combinando extenso conhecimento técnico com a criatividade para criar espaços estimulantes, oferecemos soluções para o desenvolvimento de toda a concepção da edificação. Da fase de consultoria pré-projeto até a entrega dos detalhamentos finais.
Através de profissionais experientes e de parcerias de longa data, possibilitamos a formação de equipes multidisciplinares. Atuando de maneira próxima e em sintonia desde os primeiros momentos do processo de projeto, sob uma coordenação consciente das compatibilizações minuciosas necessárias, garantimos maior celeridade em todas as etapas e um produto final com ótimo desempenho.
2. Projetos cenotécnicos
Projeto de mecânica cênica
Aborda os sistemas de suporte e movimentação de componentes cênicos e artistas, assim como elementos da arquitetura ligados à sua operação e manutenção: urdimentos; sistemas de varas; grids; varandas e passarelas técnicas; elevadores de palco; elevadores do fosso da orquestra; vagões móveis; plataformas giratórias.
Projeto de iluminação cênica
Aborda as instalações e equipamentos responsáveis pela alimentação, fornecimento de dados e controle da iluminação cênica, assim como elementos da arquitetura ligados à sua operação e manutenção: varandas e passarelas técnicas; dutos e eletrocalhas; tomadas dimerizadas e não dimerizadas; pontos de rede e DMX.
Projeto de acústica
Aborda todas as questões relacionadas ao desempenho acústico de acordo com os usos pretendidos para o espaço: volumetria do auditório; definição de elementos para isolamento e condicionamento; especificação de materiais; desenhos de rebatedores móveis.
Projeto de áudio
Aborda o dimensionamento e a especificação das instalações e equipamentos responsáveis pela amplificação sonora, transmissões, reproduções e gravações.
Projeto de vídeo
Aborda o dimensionamento e a especificação das instalações e equipamentos responsáveis pela reprodução de imagens.
Projeto luminotécnico
Aborda as instalações e equipamentos responsáveis pelo controle da iluminação arquitetônica geral da edificação: iluminação de trabalho e segurança do palco e das áreas técnicas; iluminação da plateia; balizamento da plateia; iluminação do foyer e seus espaços componentes; iluminação do backstage e seus espaços componentes.
Projeto de piso
Aborda o desenho, a especificação e o dimensionamento de materiais para cada espaço de áreas chave da edificação de acordo com suas necessidades técnicas: palco; plateia; circulações técnicas; depósitos; áreas do backstage para equipe técnica e artistas.
Especificação de materiais, equipamentos e componentes cênicos
Aborda a especificação, o dimensionamento e a quantificação de todos os materiais, equipamentos e componentes cênicos necessários à montagem e à operação de espetáculos: materiais cênicos de uso diário; vestimenta cênica; tapetes de dança; pisos móveis do palco; materiais e equipamentos da iluminação cênica; materiais e equipamentos de áudio; materiais e equipamentos de vídeo; estruturas e equipamentos para transporte de materiais.
3. Projetos de iluminação de exposições
Projetos para iluminação de exposições permanentes e temporárias, assim como para os espaços que recebem os acervos, sejam eles galerias, museus ou centros culturais.
Gestão técnica de espaços de apresentação
1. Formação de equipe
Dimensionamento da equipe técnica de acordo com as necessidades do espaço, determinando a quantidade de técnicos para cada área de atuação: técnicos de palco; maquinistas; contrarregras; técnicos de iluminação; técnicos de áudio; técnicos de vídeo.
2. Treinamento de técnicos
Desenvolvimento de métodos de trabalho específicos para cada área de atuação do empreendimento, englobando:
- Recebimento de informações de equipes e artistas visitantes;
- Leitura de desenhos e informações técnicas;
- Protocolos de envio de informações, de contra riders e propostas de soluções técnicas de acordo as especificidades de cada evento;
- Operação de sistemas de mecânica cênica;
- Operação de sistemas de iluminação cênica;
- Operação de sistemas de áudio;
- Operação de sistemas de vídeo;
- Práticas corretas de armazenagem, manuseio e manutenção de equipamentos e materiais cênicos;
- Protocolos de recepção e acolhimento de equipes e artistas visitantes;
- Criação de manuais informativos sobre as normas técnicas dos espaços.
3. Coordenação técnica
Serviço completo de coordenação técnica de espaços, incluindo: formação e treinamento de equipe técnica; planejamento e acompanhamento de montagens; inventário de materiais e equipamentos cênicos; programação de manutenções periódicas.