Teatro Casacor
Projetado como uma estrutura temporária para receber toda a programação cultural da mostra no ano de 2016, a mutabilidade era uma premissa básica para a sua concepção. Tendo isso em vista, a opção por um teatro flexível, que permitisse diversas conformações de palcos e plateias, levou à decisão por um partido arquitetônico que conduzisse à indeterminação. Um galpão de 11 x 5,5 m, com pé direito útil de 5,5 m, vazio, livre para a apropriação dos artistas.
A versatilidade na ocupação do teatro surge como consequência de três soluções: um grid de iluminação móvel, a utilização de praticáveis e a definição das aberturas para o evento.
A primeira delas possibilita a montagem do palco em qualquer posição dentro do galpão, visto que a estrutura de iluminação cênica, uma malha de tubos com 4 x 4 m, percorre toda a extensão do espaço através de trilhos fixados nas treliças transversais.
Os praticáveis – plataformas de 2 x 1 m com altura regulável – permitem as mais diversas conformações de plateias, palcos e passarelas.
A terceira, que vem na forma dos 3 acessos ao interior da edificação, garante a livre entrada de público independentemente da ocupação escolhida para as apresentações. Duas delas se localizam na lateral do teatro e funcionam exclusivamente como para a circulação pessoas, enquanto a outra, voltada à entrada do evento e possui uma largura de 4 m, assume também o papel de boca de cena, abrindo os espetáculos a toda Casacor.
Ao fundo do Teatro, um grande painel cria uma circulação para dar acesso ao camarim. Acima dela, colocam-se, em dois níveis, um depósito e um posição de controle da iluminação e da sonorização.
Ficha técnica:
Ano: 2016
Local: Belo Horizonte – MG
Capacidade: máx. 100 lugares
Arquitetura: Filipe Pederneiras e Thiago Bandeira de Mello
Interiores: Gabriela Junqueira e Valéria Junqueira
Tipo: Construção temporária
Serviços prestados:
– Projeto de arquitetura
– Projeto estrutural
– Projeto de mecânica cênica
– Projeto de iluminação cênica
– Especificação de materiais e equipamentos